quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

E depois da chuva...


Terminando a série "onde você estava ontem", algo estilo "Você se lembra onde estava no 11 de setembro?" resolvi começar uma série nova.
Onde eu estava em 1985?
E foi aí que encontrei estas imagens bucólicas de um aniversário feito no Colégio Paula Frassinetti em São Sebastião do Paraíso.


Época maravilhosa em que tínhamos aulas de pintura, música, aprendíamos as letras com desenhos. Nossas provas eram dificílimas, precisávamos colorir sem sair do traço, escrever a letra A cinquenta vezes e a linha tinha que seguir reta. E quando ao invés de linha era aspiral? E o círculo? Eu ganhava doces todos os dias, ia rolar o 1° Rock in Rio e meu maior problema era o fato de não querer tomar sopa no jantar...


Adorávamos rir uns dos outros, às vezes alguém se irritava e batia em alguém...Lembro que nossos pertences ficavam em uma caixinha de sapato e a minha vivia toda suja por que adoravam comer minha pasta de dentes de tuti fruti da turma da mônica.
Tinha o pastelzinho gorduroso da cantina que todo mundo amava e coca-cola se tomava numa garrafinha chamada caçulinha. Apesar de que em casa o Vô só comprava Sukita. Por que tinha suco de laranja e era mais saudável...


Desse aniversário eu sei que poucos devem se lembrar, mas eu me lembro.
Esta turma com a qual eu estudei em 85 não foi a turma com a qual eu me formei em 94 por que no ano seguinte a essa foto em que eu e meus colegas nos encontrávamos no pré-escolar, me mudei para o Rio de Janeiro, passei a estudar em um colégio chamado Cruzeiro de ensino bilíngue e não fui para a 1° série como eles... fui para o C.A. (classe alfabetizadora) onde fui alfabetizada em alemão.


Quando enfim voltei a encontrá-los em meios de 89 eles estavam na 4° série e eu voltava para o Colégio Paula Frassinetti em grande estilo na 3°série. (tenho a impressão de que cheguei a ouvir o termo repetente algumas vezes)
Não lembro o que me magoou mais, se o fato dos colegas que antes eram tão amigos me tratarem com indiferença ou dos que simplesmente agiram como se não me conhececem por acharem que eu tinha repetido o ano...ou algo assim (aliás algo comum nesta cidade, fingir não conhecer o outro por desaprovar alguma conduta).
Sei quem continuou amigo. Com eles converso até hoje. Os demais nem sei por onde vão ou se vão.
Só sei que hoje resolvi tirar essas memórias da gaveta.
Pra quem se achar por aqui tudo de bom pra você!
Nós éramos felizes não?


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Aninha.
Que delícia essas fotos.
Olha eu magrinho ... rs
Beijão.

Adolpho